24 de ago. de 2011

IMPRENSA-DIARIO DO NORDESTE





SERTÃO DOS INHAMUNS

Distrito de Quiterianópolis promove bioma por vídeos

Publicado em 16 de novembro de 2010


Compartilhamento

Clique para Ampliar

Filmagem de documentário A SENHORA DO POÇO PRETO, em Quiterianópolis, envolve jovens e idosos

Clique para Ampliar

Crianças e adolescentes aprendem técnicas de filmagem e edição, durante mini-cursos ministrados no Polo de Audiovisual Santa Rita. Depois do aprendizado, eles partem para a prática

Projeto envolve jovens e adultos na preservação do bioma Caatinga, através do audiovisual e da troca de vivências

Quiterianópolis. Criança, adolescente ou idoso. Não importa a faixa etária, escolar ou experiência de vida. Basta querer participar e preservar a caatinga. Aqui, a 6km da sede deste Município, na Vila de Santa Rita, o Polo Audiovisual homônimo atua envolvendo toda a comunidade, buscando ser uma grande rede de ação nas áreas ambientais, preservação e documentação da cultura regional. Desde maio do ano passado, quando foi fundado, registra a realização de documentários, eventos, oficinas de artes, música e capoeira, além de cursos. Todas essas ações com um objetivo: preservação da caatinga.

O polo atende mais de 300 jovens e adultos em oficinas e cursos como: produção e edição em vídeo, artes cênicas, dramaturgia, além de aulas de capoeira, cultura popular, vídeo digital e multiplicadores em educação ambiental. Promove apresentações de grupos de cultura popular e exposições fotográficas itinerantes sobre as belezas do Bioma Caatinga. Entre elas: Flores da Caatinga e Elementos Naturais do Penha.

"A ideia nasceu a partir do monitoramento ambiental, da necessidade de preservação das Cachoeiras do Penha", diz o diretor do polo e idealizador de todo o projeto da ONG, Valdo Vale. A Vila de Santa Rita foi agraciada pela natureza com um patrimônio ambiental riquíssimo em sua região, na localidade de Cacimbas, onde estão situadas as Cachoeiras do Penha, que proporcionam aos visitantes um belo espetáculo, com vegetação típica da caatinga. Quatro quedas d´água desembocam destacando-se entre os paredões de pedra. O resultado é uma rara paisagem.

O Polo Audiovisual de Santa Rita faz parte do Projeto Mata Branca, uma parceria entre os governos do Ceará e da Bahia, para empreender ações de preservação da caatinga. Com recursos do Governo Federal e doação do Fundo Internacional do Meio Ambiente, através do Banco Mundial, foram liberados os recursos para compra de equipamentos e capacitação de jovens e adultos na Vila de Santa Rita e comunidades vizinhas. "O nosso foco é produzir conteúdos audiovisuais com temáticas ambientais e culturais, trabalhando estes conteúdos como elementos de sensibilização acerca dos cuidados que devemos ter com o meio em que vivemos", diz o diretor. As ações são desenvolvidas por voluntários, que destinam parte do seu tempo no final de semana.

Compromisso

Com foco centrado nestas questões, o polo tem se notabilizado na região nestes 18 meses de funcionamento pelo compromisso com as causas ambientais. Um exemplo deste comprometimento é o trabalho dos monitores ambientais, os "Anjos da Caatinga". Formado por jovens que voluntariamente realizam coleta de dados sobre a fauna e flora regional, além de participarem de campanhas e eventos que visem à melhoria da qualidade de vida da comunidade, respeitando as questões ambientais. Eles realizam um trabalho de defesa e preservação da área, que inclusive sofreu degradação ambiental por muito tempo e cuja denúncia foi veiculada neste Caderno Regional.

Com base nas coletas de dados, pesquisas e estudos, os Anjos da Caatinga produzem conteúdos audiovisuais para serem repassados para a população da Vila e das comunidades vizinhas, ressaltando a importância do patrimônio natural ali existente. "Buscamos conscientizar a população e os proprietários de terra da região sobre a importância de preservamos o nosso bioma, tanto para o nosso bem e do ambiente, como para as futuras gerações", diz o diretor do polo, que coordena todas as ações desenvolvidas. Ao todo, 10 monitores atuam na região como Anjos da Caatinga.

"O polo trouxe vida nova para todos nós, trouxe um mundo que não conhecíamos", comemora Rodrigo Ferreira, de 18 anos, jovem da comunidade que participa dos projetos. Para ele, a partir da participação nas oficinas e projetos, começou a perceber realidades antes desconhecidas, como a beleza do bioma caatinga.

Projeto Mata Branca

Trabalhando com as comunidades que vivem nos municípios localizados próximos às nascentes dos rios Poty e Jaguaribe, aqui no Ceará, o Projeto Mata Branca de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga atua nesta região dos Inhamuns nos municípios de Crateús, Tauá, Novo Oriente, Quiterianópolis, Parambu e Independência. Tem como objetivo contribuir para a preservação, conservação e manejo sustentável da biodiversidade do bioma caatinga, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus habitantes através da introdução de práticas de desenvolvimento sustentável.

Para Tereza Farias, coordenadora do Projeto Mata Branca, o Polo Audiovisual de Santa Rita promove a preservação do bioma caatinga, bem como vários outros projetos desenvolvidos com o apoio do Mata Branca. "Existem projetos riquíssimos na região do semiárido com foco na preservação da caatinga e o Polo é um deles, que com o envolvimento da comunidade através do audiovisual e transformando a maneira como as pessoas viam o bioma. Agora elas passam a compreender a necessidade de conservação da caatinga", diz.

Temática

"O nosso foco é produzir conteúdos audiovisuais sobre temáticas ambientais e e também culturais"

Valdo Vale
Diretor do Polo Audiovisual Santa Rita, em Quiterianópolis

MAIS INFORMAÇÕES

Pólo Audiovisual de Santa Rita - Vila de Santa Rita - Quiterianopólis - tel(88) 3657.1400
http://www.projetomatabranca.org.br/

AÇÃO INTEGRADA

Projeto valoriza cultura e pessoas

Polo de audiovisual desenvolve atividades para preservação da história do lugar, das pessoas e do bioma

Quiterianópolis. Muito mais do que preservação, o Polo Audiovisual de Santa Rita busca a valorização das pessoas e da cultura local. "A conservação da caatinga e sua identidade é a nossa busca", diz Valdo Vale. Para ele, quando se fala em preservação, direciona-se muito para a fauna e flora. "E nós estamos indo além destas questões, temos as figuras humanas e o polo surgiu para dar voz a essas pessoas, a essa cultura, fazendo com que elas sejam protagonistas de suas próprias histórias".

Diz, ainda, que o êxito do polo mostra a força do audiovisual como ferramenta de inclusão social. E como prova destas palavras, nada melhor do que o famoso "Câmeras, luz e ação". O polo, nesses pouco mais de um ano e meio de fundação, já produziu três documentários, uma série e em janeiro inicia a gravação do filme "Angicos", que vai retratar na visão de um garoto de 10 anos sobre a beleza e os desafios de se viver no bioma caatinga.

Estreia

Primeira produção do Polo Audiovisual, o filme "Os caretas" mostra as apresentações, depoimentos e canções do Grupo de reisado de mesmo nome, liderado pelo Mestre Tunico Lacerda, um dos maiores representantes da cultura regional nos sertões dos Inhamuns. "Foi uma homenagem prestada a este saudoso nome da cultura popular da nossa região", afirma o diretor Valdo Vale.

A produção "Mulheres de Valor", documentário que enfocou através de depoimentos a vida de seis mulheres que nasceram, criaram suas famílias com dificuldade, passando por várias secas e até hoje vivem na caatinga. Um retrato de uma época que não oferecia as vantagens e facilidades de hoje.

"A Senhora do Poço Preto" é outro filme produzido pelo polo e mostra o dia a dia de Dona de Lourdes, uma senhora de 89 anos, que mora em um lugar esquecido pelo tempo. Uma mulher que com sua trajetória de luta, garra e determinação é um exemplo de sobrevivência no sertão nordestino.

A série "A Guerra da Água" é outra produção da ONG. Aborda em três capítulos, utilizando o bom humor, a questão do desperdício de água e suas consequências em uma pequena cidadezinha do interior do Brasil chamada Cafundó.

Realização de sonhos

Para Diego Santos, de 16 anos, a produção de documentários e gravações eram apenas sonho. Não acreditava na realização. "No começo não acreditei muito, já imaginou fazer filmes aqui? Mas resolvi embarcar no sonho do pessoal e hoje sei que com esforço e trabalho as coisas acontecem". João Felipe, de 15 anos, também demonstra sua alegria com a realização das produções e trabalhos desenvolvidos: "tudo isso foi possível porque acreditamos, é uma alegria danada ver que tudo deu certo".

Outras ações

Eventos também fazem parte das ações do Polo Audiovisual Santa Rita, movimentando o Município e a região em torno da dinamização da cultura e preservação ambiental. Este ano foram realizados dois Festivais e um Fórum Ambiental no mês de maio, por ocasião dos festejos da padroeira Santa Rita. O Festival de Arte e Cultura agrega as mais variadas manifestações culturais da região.

O Festival de Cinema e Vídeo de Santa Rita exibiu vídeos, documentários e filmes abordando a questão ambiental em âmbito global, privilegiando, porém, os problemas e discussões específicos da região. A primeira edição ocorreu este ano.

Já o Fórum Ambiental reúne, anualmente, ambientalistas, comunidade, técnicos e pessoas que se interessam pelo tema. Tornou-se um espaço em que a comunidade pode discutir e conhecer as experiências que estão somando para a melhoria da qualidade de vida no planeta.

SILVÂNIA CLAUDINO
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário